Proteção passiva contra incêndios garante maior segurança ao seu projeto

Proteção passiva contra Incêndios

A proteção passiva contra incêndios eleva o tempo de resistência ao fogo de estruturas, reduz a propagação de chamas e da fumaça dos materiais de acabamento e revestimento, promove a compartimentação vertical e horizontal, além de limitar os riscos das chamas, da fumaça, dos gases quentes e da radiação térmica.

Por ser uma medida de segurança contra incêndios exigida por lei, deve estar presente nos projetos e na execução das obras. 

Para garantir a conformidade com as Normas vigentes, existem diversas soluções que podem compor o sistema de segurança de sua edificação.

No caso da proteção passiva contra incêndios, temos a proteção das estruturas; compartimentação; controle de materiais de acabamento e revestimento; meios de escape, como rotas de fuga; sinalização de emergência e o foco deste artigo: o firestop.

Os sistemas de firestop têm como função a vedação de todas as passagens e vãos em paredes, shafts e lajes. Por isso, acompanham o tempo de resistência ao fogo das respectivas compartimentações, sempre de acordo com as Normas vigentes.

Firestop: especificar as soluções é responsabilidade do engenheiro

Inevitavelmente, um grande número de serviços de instalações penetra nos pisos e paredes das edificações atuais, desde elétrica, cabos de telecomunicação ou hidráulica. Esse fato acaba afetando integridade dos compartimentos. 

Por isso, foram desenvolvidos e testados diversos produtos capazes de compor soluções de resistência ao fogo específicas para a vedação dessas aberturas, garantindo a estanqueidade do fogo e da fumaça, para assegurar que a compartimentação desempenhará o seu papel de restringir a propagação lateral e vertical do fogo.

Todas essas soluções devem ser especificadas no momento do projeto, ou seja, assim que forem determinadas as passagens das instalações.

De acordo com pesquisa apresentada no 5º Congresso Científico da Semana Tecnológica do Instituto Federal de São Paulo em 2014*, é reconhecido que algumas das principais causas de incêndio são sobrecarga nas instalações elétricas, vazamento de gás, improvisações nas instalações elétricas e falta de conservação dos motores elétricos.

Assim, proteger essas áreas se torna essencial para garantir que a edificação está segura e que atende aos critérios exigidos pelos órgãos regulamentadores. 

Dessa forma, ressaltamos que é obrigatória a especificação de sistemas de proteção passiva contra incêndios durante o projeto. 

O engenheiro ou projetista deve ter o compromisso de prever essas soluções. Assim, deve considerar que possíveis perdas e danos causados a pessoas, propriedades, patrimônios históricos e ao meio ambiente em caso de incêndio são de sua responsabilidade.

Proteção passiva contra incêndios: tipos de soluções Firestop

Selagem corta-fogo de passagem de cabos e tubos com argamassa ablativa e intumescente

Revestimento corta-fogo que fornece proteção confiável contra a propagação de fumaça e chamas devido ao seu efeito espumante, que simultaneamente cria um carvão sólido. 

Sua aplicação é combinada com a lã mineral (lã de rocha de alta densidade) que atua como barreira ao fogo, gases quentes e fumaça, selando a passagem de cabos, bandejas de cabos, eletrocalhas e tubos (shafts) em paredes e lajes. 

O sistema é flexível e pode ser removido ou receber adição de instalações, desde que selado corretamente.

Selagem corta-fogo com fitas e colares intumescentes

São ideais para o firestop de tubos plásticos e de PVC que transpassem paredes (de alvenaria ou construção a seco) e lajes em qualquer tipo de edificação.

O colar intumescente da Promat é modular em tira contínua. Por isso, apresenta fácil instalação em tubos de 50 a 200 mm de diâmetro, proporcionando até 100% de aproveitamento. 

Pode ser encontrado com kit completo, contendo elementos de união e fixação, e a caixa vem com uma tira de 2,25 m de comprimento, 50 mm de largura e 12 mm de espessura. Sua instalação é rápida e prática.

Já a fita intumescente flexível Promat é de instalação prática, e recomenda-se que seja aplicada em tubos de diâmetros entre 32 mm e 160 mm.

Selantes para frestas e juntas de dilatação corta-fogo / resistentes ao fogo

São selantes que têm como função criar uma barreira contra fumaça, gases quentes e fogo.

Selante acrílico

É um selante corta-fogo ideal para juntas horizontais ou verticais, com aplicação em lajes e paredes de drywall ou alvenaria. 

Ele é recomendado para aplicação em juntas de dilatação de até 7,5%, garantindo a estanqueidade em relação ao fogo e fumaça de até 120 minutos. 

Para melhor acabamento, é possível utilizar uma tinta acrílica comum para pintar as juntas.

Selante de silicone

O Selante de silicone corta-fogo é ideal para paredes flexíveis de alvenaria, forros e lajes. É altamente elástico e resistente. 

Foi projetado para uso em juntas de dilatação, feixes de cabos, tubos não combustíveis e envidraçamento para criar uma barreira contra fumaça e fogo. 

Selante intumescente

É um selante acrílico intumescente, corta-fogo, e sua principal característica é a expansão quando submetido ao calor, gerando alta pressão e a vedação de tubos combustíveis de até 50 mm de diâmetro, até mesmo em selagens flexíveis. 

É recomendado para aplicação em paredes e lajes, possuindo boa adesão a vários substratos como o concreto e a alvenaria. 

Foi projetado para uso em feixes de cabos, tubos combustíveis e não combustíveis, além de juntas fixas para vedação contra a propagação de fumaça, fogo e calor. Pode receber pintura no acabamento.

Sobre a Promat

A Promat é uma marca do grupo Etex, especialista internacional em materiais de construção. Queremos inspirar pessoas em todo o mundo a criar espaços de convivência cada vez mais seguros, sustentáveis, inteligentes e bonitos.

A marca está presente em 40 países, tem mais de 5 décadas de experiência e é autoridade e líder mundial em proteção passiva contra incêndios. 

Hoje, a Promat oferece ao mercado brasileiro soluções altamente especializadas para proteção passiva, tanto no segmento da construção civil como industrial. Além disso, oferece a maior quantidade de certificados de desempenho obtidos sob padrões normativos em laboratórios acreditados em nível global.

*MONTINI, Gabriella e GOMAZAKO, Marcone – 2014 – RISCO DE INCÊNDIO, CAUSAS, PREVENÇÕES E CUIDADOS – 5º Congresso Científico da Semana Tecnológica – IFSP

 

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *