Steel e Wood Framing: por que investir nesses sistemas construtivos?

steel-frame-wood-framing

A técnica construtiva tem um impacto direto sobre esses pontos e, hoje, vamos falar sobre os benefícios dos chamados sistemas construtivos sustentáveis Steel Frame e Wood Framing, popularmente conhecidos como construção a seco e que têm como características marcantes a alta produtividade, sustentabilidade, economia, qualidade, conforto e versatilidade. 

Antes de iniciar um projeto de obra, todo engenheiro avalia alguns pontos extremamente importantes. Esses impactam diretamente na especificação do projeto, como o orçamento disponível, o prazo desejado para a finalização da obra, o acabamento que se almeja, as necessidades de desempenho para o tipo de construção etc. 

Mas, por que é de fato vantajoso investir nesses sistemas? Confira agora:

Sistemas Construtivos Sustentáveis – Steel Frame e Wood Framing

Os sistemas construtivos sustentáveis são definidos como sistemas “mais” sustentáveis do que os artesanais, pouco produtivos e de grande desperdício, como os sistemas em alvenaria, amplamente utilizados na construção civil brasileira¹. 

As construções industrializadas estruturadas com perfis de steel frame e wood frame fazem parte dessa categoria de sistemas construtivos sustentáveis. Isso porque:

  • minimizam os impactos ao meio ambiente
  • inovam no desenvolvimento de materiais ecologicamente corretos
  • são eficientes para a economia de recursos como água, energia, redução de emissão de gases de efeito estufa, tanto na produção da matéria-prima quanto na operação das edificações
  • têm ótimo desempenho térmico e acústico 
  • são executadas com materiais ecológicos
  • garantem a redução do desperdício de materiais
  • reduzem a geração resíduos
  • transforma o canteiro de obras em locais de montagem, diminuindo os improvisos e reduzindo desperdícios, já que há uma racionalização dos processos construtivos.²


¹SANTIAGO. A. K.; ARAÚJO. E. C. Sistema light steel framing como fechamento externo vertical industrializado. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA, Anais do evento. São Paulo, 2008.

²FERREIRA, M. A.; CARVALHO, Roberto Chust; ELLIOTT, Kim S. Avanços para análise e projeto em estruturas pré-moldadas com ligações semi-rígidas. Concreto & Construção, v.59, p. 70-77, 2010.

Construção em Wood Framing 

O Wood Framing é um sistema construtivo a seco, estrutural, composto por guias e montantes de madeira maciça (wood frame) obtidas em áreas de reflorestamento. Para o fechamento da estrutura, são aplicadas placas cimentícias nas áreas externas e chapas de drywall nas áreas internas.

O uso de matéria-prima renovável nas estruturas gera baixo impacto ambiental e é extremamente vantajoso para as construções. É o sistema predileto na construção residencial em países como Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Canadá. 

Dessa forma, a leveza e o alto desempenho do sistema, unidos ao custo reduzido dos materiais quando comparado com soluções em alvenaria, são alguns dos responsáveis pela popularidade do Wood Framing pelo mundo. 

No Brasil, apesar do crescimento dessas construções, sua presença ainda é tímida, já que exige uma mão de obra qualificada, e a maioria dos construtores no país estão habituados ao sistema tradicional de blocos e tijolos de alvenaria.

Construção em Steel Frame

O Steel Framing é uma derivação do Wood Framing, substituindo o uso dos perfis de madeira nas estruturas pelos perfis de aço galvanizado (steel frame). 

A técnica é bastante valorizada por garantir maior resistência ao fogo, terremotos e ventos fortes quando comparada a outros tipos de construção, e isso se dá graças à sua estrutura flexível.

Após a Segunda Guerra Mundial, o sistema ganhou força devido à necessidade da reconstrução eficiente e ágil das edificações, especialmente na Europa e Ásia.

Rápida, dinâmica e versátil, o canteiro de obras dessa técnica se resume à montagem das estruturas de aço, tornando o ambiente muito mais limpo e produtivo. Além disso, estima-se que essas construções reduzam o cronograma da obra em até 70%.

Como no Wood Framing, há uma redução significativa no uso de recursos naturais. Especialmente na geração de resíduos, e esse é um grande diferencial para um setor que responde por 60% de todo o lixo sólido urbano e desperdiça cerca de R$ 8 bilhões ao ano por não reciclar materiais.³ 

³Abrecon – Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição.

Por que investir nesses sistemas?

Graças ao déficit habitacional das grandes cidades, a demanda por novas moradias tem sido cada vez mais urgente. Ou seja, as principais sociedades do planeta têm valorizado estilos de vida ecologicamente mais responsáveis e sustentáveis, pois acreditam que a continuidade da vida no planeta depende desses valores. 

Para atender essas necessidades do mundo contemporâneo, a construção industrializada energitérmica sustentável nasceu como uma verdadeira promessa para as sociedades. 

Capazes de entregar uma construção em massa limpa, de forma ágil, eficiente, sustentável, acessível e de qualidade, ambos os sistemas são a chave para a solução de um problema humanitário.

Por isso, arquitetos e engenheiros devem dar uma atenção especial à construção a seco com perfis de Wood Frame e Steel Frame.

Sobre a Gypsum e Superboard

A Gypsum e a Superboard são marcas do Grupo Etex, líder mundial em chapas industrializadas para a construção a seco. A empresa é pioneira em drywall no Brasil, e tem desempenhado um papel fundamental  na construção do mercado e na criação de normas e regulamentações para os sistemas construtivos drywall e steel frame

Atualmente, a empresa possui uma rede autorizada com mais de 500 distribuidores e montadoras em todo o Brasil.

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *