Tendências da construção civil em 2021

Fique por dentro das tendências da construção Drones, Modelagem da Informação na Construção (BIM, na sigla do nome em inglês), robotização de processos, sustentabilidade e energia renovável são tendências da construção civil para este ano, segundo uma matéria do portal G1 publicada em janeiro.

Um destaque vai para BIM. A reportagem explica que se trata de uma forma de modelar toda a edificação de maneira interativa, com possibilidade de visão tridimensional e que abrange todo o ciclo de edificação. “O uso de um software com essa tecnologia permite que os engenheiros possam, inclusive, identificar possíveis problemas que aconteceriam durante a obra. Isso torna o planejamento da obra muito mais rápido e eficaz. Outra vantagem é que o BIM permite fazer orçamentos de obras muito mais precisos, já que calcula o investimento de material que será usado na obra”, diz a matéria.

Pensar em agilidade na obra, economia de materiais e de recursos naturais, além de outros itens favoráveis à sustentabilidade, é quase sinônimo de pensar em drywall. Além de outras soluções da construção a seco, como uso de sistemas com placas cimentícias. Nossas marcas Gypsum, Superboard e Promat oferecem tudo que obra de construção seca precisa. Acesse nosso site e fique por dentro!

tendências da construção civil

Construção modular

Outras tendências relevantes, apontadas por projetistas e outros profissionais do mercado de construção, giram em torno de tecnologia e inovação e integração.

Como a busca por mais sustentabilidade e construções modulares, com montagem de elementos pré-fabricados. Paredes e forros drywall e outras aplicações com base em gesso podem ser caminhos promissores para encontrar agilidade na obra e facilidade de instalação.

Construção enxuta

Segundo um boletim de tendências divulgado em janeiro pelo Sebrae, o cenário deve ser positivo. “Para esse início de ano, os juros baixos, o esperado incremento nas vendas e os estoques reduzidos reforçam as estimativas de fortalecimento do setor”, aponta o documento.

“Contribuirão para o desempenho positivo a capacidade de organização do setor formal, a adoção de protocolos para preservar a saúde do trabalhador e dos empreendedores, a rápida transformação digital e adaptação nas vendas online e de imóveis”.

O boletim também se refere a inovação e sustentabilidade, temas como lean construction (construção enxuta), implantação do BIM, gestão de resíduos e eficiência energética.

De acordo com o Sebrae, são temas que os pequenos negócios deverão incorporar em suas práticas operacionais,
bem como a gestão da qualidade e dos processos. Tanto no âmbito da gestão quanto da operação e da estratégia comercial e de acesso a mercados.

Cuidados adicionais

Entre outros fatores que surgiram com a maior permanência em casa – demandada pelo avanço da Covid-19 – e que podem influenciar diversos mercados e setores, o Sebrae também destaca:

  • Valorização do lar
  • Valorização da decoração
  • Espaços multifuncionais
  • Cuidados com o meio ambiente
  • Necessidade de integração com a natureza

 

O setor de construção também pode incluir esses pontos em seus estudos e projetos e por que não atender a todos eles? Boas obras!

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *