Valorizar a água também é nosso dever

Água

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, teve como tema deste ano “Valorizar a água”. Direto e reto, não precisa tanta explicação, não é mesmo? Trata-se de um dever de todos, e no nosso setor isso também é uma realidade.

A data passou, mas a mensagem não, ela é permanente, vale para todos os dias, todos os meses. Afinal, cuidar dos nossos recursos naturais e principalmente da água é uma questão de garantir a vida hoje e no futuro.

Segundo Monique Costa, especialista em Comunicação e Marketing da Etex no Brasil, a resposta à pergunta da campanha “O que a água significa para você?” está intimamente ligada ao sentimento de que a água simboliza a vida e saúde de todos os seres vivos do planeta.

É um recurso natural fundamental que deveria ser acessível a todos. Por isso, como parte da comunidade, temos que assumir o compromisso e o cuidado em otimizar o seu uso em nossas vidas pessoais, pois estamos vivendo um período de grande escassez global e temos que ser responsáveis e conscientes quanto à necessidade da economia hídrica. Nas pequenas atitudes de diminuição do desperdício pessoal, podemos mudar o mundo”, diz.

Como signatário das Normas GRI (Global Report Initative), o grupo Etex está totalmente comprometido em cumprir as metas de sustentabilidade que tratam do impacto das organizações sobre os sistemas naturais vivos e não vivos, incluindo terra, ar, água e ecossistemas.

Agenda 2030 da ONU e a Sustentabilidade da Água

De acordo com o “Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” da Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que reúne objetivos e metas que abrangem as três dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica – e que podem ser colocados em prática por governos, sociedade civil, setor privado e por cada cidadão comprometido com as gerações futuras, os recursos hídricos, bem como os serviços a eles associados, sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento econômico e da sustentabilidade ambiental.

O acesso à água e ao saneamento importa para todos os aspectos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental.

Por isso, a Etex também está alinhada e engajada com a Agenda 2030, conforme explica Luciana Campos, gerente industrial da Etex no Brasil. “O acesso à água doce é essencial para a vida humana e bem-estar, e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas como um direito humano. Neste contexto, a quantidade de água retirada e consumida por nossa organização e a qualidade de nossos efluentes, têm sido continuamente monitorados e reduzidos, com foco na recuperação total dos nossos efluentes, bem como na captação e utilização da água da chuva em nossos processos. A nossa planta do Rio de Janeiro foi concebida dentro desse processo, e conta com um sistema de captação e utilização da água da chuva.”

Economia de água na construção civil

A economia de água é outro benefício relevante. Eduardo Carneiro, coordenador técnico e de produtos da Etex no Brasil, explica que no canteiro de obras, o uso racional da água se torna fundamental, principalmente nos grandes centros urbanos, e a construção civil também tem se preocupado muito com este assunto. Desta forma novas tecnologias e sistemas construtivos mais eficientes estão sendo aplicados nas construções.

Os sistemas construtivos Drywall, Wood e Light Steel Framing contribuem sensivelmente para a redução do consumo de água nos canteiros de obras, uma vez que os materiais estão prontos para aplicação, dispensando o uso de água na preparação de argamassas e afins. Além disso, os sistemas também são muito mais leves do que os sistemas construtivos convencionais de alvenaria, o que reduz a necessidade de estruturas mais robustas para sustentar a carga da edificação e com isso também se consome menos água durante a fase de construção das fundações e estruturas. Estes sistemas construtivos proporcionam maior conforto térmico que os sistemas convencionais, e esta característica dos sistemas contribui para a redução do uso de condicionadores de ar e, consequentemente, do consumo de água na geração de energia elétrica, uma vez que nossa matriz energética é em grande parte gerada por meio de usinas hidrelétricas”, afirma.

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *