Lar, doce lar…

lar doce lar

A expressão originada do inglês “home sweet home” é empregada quando se deseja referenciar um lugar de paz, tranquilidade. É designada a um local onde se encontra um conforto e segurança emocional, que faz você querer retornar todos os dias para em busca desse refrigero.

O ambiente de casa, para algumas pessoas, é considerado como esse abrigo, ou seja, onde é possível encontrar alívio, amor, segurança e aconchego.

Por isso, muitos acabam utilizando o termo lar doce lar, como uma forma de simbolizar a importância da moradia. Pode-se dizer que a expressão define de forma perfeita o sentimento ou expectativa de quem tem, ou está buscando uma casa ou apartamento

Pensando nisso, podemos dizer que a construção de um lar começa no engenheiro. Quando falamos em proteção e segurança, por exemplo, é no momento do projeto que pode-se transformar a vida e os sonhos dos compradores.

Mais uma parceria de sucesso!

Essa é a essência da nossa parceira, a Construtora Plano & Plano, que está mudando a forma de construir na cidade de São Paulo, através do programa federal de habitação popular “Minha Casa, Minha Vida”, buscando construir e entregar sonhos por meio da prestação de serviços de engenharia e construção de qualidade, usando produtos de alto padrão e soluções de proteção passiva contra incêndio da Promat em suas obras.

Com sede em São Paulo, hoje figura entre as 25 maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, pelo Ranking INTEC edição de 2020. Seu sucesso está justamente na uniformidade dos processos, aplicação de boas práticas e procedimentos tecnológicos. Isso sem falar do cumprimento de todas as normas e regulamentações vigentes e da execução de ações de responsabilidade com o meio ambiente em todos os seus projetos.

A exemplo disso, citamos a obra Plano Reserva do Cambuci, na rua Lavapés em São Paulo, composta por duas torres residenciais, que somam 380 unidades, e que iniciou em dezembro de 2019, tendo a sua conclusão prevista para meados de 2021.

Segurança e proteção com a Promat

Essa obra foi especificada com o sistema de firestopping Promat, exclusivo para a selagem corta-fogo em tubos de PVC, PE e PP. Foi aplicada a fita intumescente Promastop-W nos ambientes com passagem de tubulações hidráulicas, nas chamadas “áreas molhadas”, como banheiros e cozinhas, além de shafts em áreas comuns nos andares.

O principal objetivo da solução é impedir a propagação do fogo, gases quentes e fumaça em casos de incêndio, por meio da expansão da fita quando em contato com o fogo, selando assim as passagens em paredes e lajes. Isso garante uma maior proteção e segurança aos imóveis e às famílias, pois aumenta o tempo de fuga e resgate das pessoas durante um eventual incêndio.

“A partir da necessidade de usar soluções de proteção contra o fogo na rede hidráulica, e atendendo uma demanda da norma técnica, buscamos essa solução da Promat e o resultado está sendo bastante positivo”, diz Rogério Gherson, gerente de suprimentos da Plano & Plano.

O executivo conta que o objetivo de buscar o produto nasceu de uma exigência legal, “mas a construtora sempre enxerga como uma oportunidade de melhoria da sua obra trazer novas soluções que beneficiam o consumidor final”. “Dessa forma, entregamos um produto com ainda mais qualidade ao nosso cliente”.

E para a Plano & Plano, segundo o gerente, a qualidade não é uma característica de um ou outro padrão de construção; ela está presente sempre, em todas as suas obras.

“Trabalhamos com produtos e acabamentos de primeira, o que você encontrar numa obra de alto padrão, você vai ver na nossa, em termos de acabamento, ferragens, paisagismo etc. Temos muito essa visão na Plano & Plano, e usar a fita intumescente Promastop-W da Promat é uma satisfação, porque entendemos que estamos atuando com uma marca especialista no negócio, e que entende o que está fazendo, e a gente está sempre em busca dos melhores produtos e soluções que têm no mercado”, diz.

O principal diferencial, de acordo com Gherson, é a proteção que a fita intumescente da Promat oferece. “Sem dúvidas, traz mais segurança ao lar”.

Além das características técnicas, que agregam muito valor ao projeto e atendem às especificações técnicas, o gerente ainda destaca os benefícios por ter optado por Promat. “Tivemos acesso ao produto quando precisamos, de acordo com as necessidades e tempo da obra, e esse compromisso de entrega é fundamental e muito positivo para o cumprimento do cronograma do projeto”, afirma.

Apoio total é com o Grupo Etex!

Outro ponto positivo, na visão do executivo, foi o atendimento da Etex. “Tivemos o total apoio da equipe técnica da Promat. Desde o inicio seus especialistas se colocaram à disposição para treinar os nossos instaladores, ensinando a fazer a aplicação da forma correta, além de terem acompanhado o processo in loco, evitando assim a ocorrência de erros na aplicação, ou até mesmo o desperdício de material”, conta.

Gabriel Souza, um dos engenheiros do projeto, já tinha trabalhado com a fita Promastop-W em outro momento e revelou que “O produto despertou a minha curiosidade, então, aumentei a pesquisa e vi que a norma já previa esse uso. O resultado tem sido bem eficaz, pois a fita da Promat é de fácil instalação e temos todo o suporte da equipe de especialistas da marca, mas o que nos deixa mais confiantes é saber que estamos usando um produto de altíssima qualidade, referência no setor a nível mundial, e que entrega um desempenho comprovado”, afirma.

“Quando temos uma mudança e um novo procedimento na obra, as pessoas geralmente têm mais dificuldade e criam uma barreira com relação ao novo desafio. Porém, é interessante ver que o pessoal teve bastante facilidade na aplicação e estão seguros quanto ao seu uso na obra”, conta. “O treinamento que tivemos ajudou muito, foi extremamente importante para vencer esse bloqueio inicial”, completa.

Obra Promat Obra Promat Obra Promat Obra Promat

Norma ABNT NBR 15575:2013

Ingrid Meris, do Departamento Técnico Comercial da Etex, explica a norma de desempenho que trata sobre o assunto de selagem corta-fogo.

Na Norma ANBT NBR 15575:2013, Parte 3, os Itens 8.3.3 e 8.3.5 tratam da importância de garantir o tempo de resistência ao fogo dos sistemas de pisos, onde há passagem de prumadas hidráulicas ou elétricas, e onde há passagem de tubulações de materiais poliméricos.

“Esses itens destacam a importância da selagem corta-fogo das aberturas entre pisos, e a necessidade de utilização da fita intumescente Promastop-W nas tubulações de materiais poliméricos, devido à sua capacidade de expansão e resistência ao fogo, que lhe confere a propriedade de fechar o vão deixado pela tubulação ao ser consumida pelo fogo, garantido assim a resistência ao fogo de todo sistema de piso”, explica.

Ainda não há comentários! Você é o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *